- Home
Medicina e Segurança do Trabalho
A Medicina do Trabalho é uma área que estuda as relações entre o trabalho e o ser humano, no sentido de inteiração entre prevenção e diagnóstico de doenças ocupacionais. Para isso utiliza o Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PSMSO).
Com o desenvolvimento da Medicina do Trabalho, conseguiu-se identificar inúmeras patologias relacionadas com o trabalho executado pelo ser humano e que gradativamente pioravam a saúde das pessoas, levando por vezes à incapacidade laborativa, aposentadoria precoce, e principalmente mortes relacionadas ao trabalho e às doenças provocadas por ele. Com isso, conseguimos ter um trabalho seguro, com a devida proteção à saúde do trabalhador, aumento da produtividade com eficiência, qualidade e saúde.
Documento onde são avaliadas as condições ergonômicas em que um
determinado tipo de atividade de trabalho é realizado, as consequências de eventuais más condições de movimento, posturas e condições cognitivas ou
de realização mecânica de um serviço para o organismo humano.
Documento onde são encontrados, avaliados e quantificados ou qualificados, os diversos agentes insalubres (que provocam doenças e até morte) presentes num determinado ambiente de trabalho (por exemplo, ruído ocupacional).